CONTEÚDOS TÉCNICOS

Inversor de Frequência Vetorial (vs) Inversor de Frequência Escalar

Diferença básica entre inversor vetorial e escalar

O que são: Os inversores de frequência escalares e vetoriais são dispositivos que controlam a velocidade e o torque de motores de indução trifásicos. Ambos usam conversores de frequência para converter a tensão CA de linha em tensão CA de frequência variável, com tensão transformada de CA em CC por retificação, adoção de filtros, estabilizadores e sistema de chaveamento para transformar novamente a tensão, de CC em CA. Garantindo assim controles precisos das grandezas elétricas envolvidas: Tensão, corrente, tensão, etc.
No entanto, eles diferem na forma como controlam a tensão e a frequência aplicadas ao motor;

Os inversores de frequência escalares usam um algoritmo simples para controlar a velocidade do motor. Eles ajustam a frequência aplicada ao motor para obter a velocidade desejada. Esse algoritmo é simples e eficaz para aplicações que não requerem controle preciso. Normalmente são utilizados em sistemas de esteiras simples, movimentos rotativos constantes, sistemas de corte, entre outros.

Já os inversores de frequência vetoriais usam um algoritmo mais complexo para controlar a velocidade e o torque do motor. Eles usam informações sobre a corrente e a velocidade do motor para controlar a tensão e a frequência aplicadas. Esse algoritmo fornece um controle mais preciso da velocidade e do torque do motor, tornando-o adequado para aplicações que exigem desempenho superior. Como por exemplo elevações, tração variável , movimentos com cargas oscilantes, sistemas de baixa rotação e elevado torque, motores spindle trifásicos, entre outras.

 

« voltar

Usamos cookies para personalizar o conteúdo, acompanhar anúncios e oferecer uma experiência de navegação mais segura a você. Ao continuar navegando em nosso site você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Privacidade e saiba mais.